Em 2020, curtida da conta do Papa em Instagram de modelo brasileira causou polêmica; caso abriu investigação no Vaticano
Publicado em 22/04/2025, às 13h01
Na última segunda-feira (21), morreu o Papa Francisco, aos 88 anos. Há 12 anos à frente da Igreja Católica, o pontífice enfrentava sérios problemas de saúde após uma bronquite, que evoluiu para uma pneumonia bilateral e comprometeu sua respiração.
Após a confirmação de seu falecimento, uma situação constrangedora envolvendo o líder religioso voltou a ser comentada: a ‘curtida’ da conta oficial do pontífice no Instagram da modelo brasileira Natalia Garibotto.
Em novembro de 2020, uma situação inusitada gerou polêmica nas redes sociais. A conta oficial do PapaFrancisco no Instagram deixou uma ‘curtida’ na foto de Natalia Garibotto, modelo brasileira conhecida como Nata Gata. Na imagem em questão, a jovem vestia uma lingerie sensual, e uma investigação foi aberta no Vaticano.
Assim que a Santa Sé tomou conhecimento do caso, a curtida foi retirada do perfil. Em nota, a assessoria reforçou que as mídias sociais do Papa eram administradas por diversos funcionários. Segundo o Catholic News Agency, a suspeita levantada era de que uma dessas pessoas responsáveis pelas redes, imaginando estar em sua conta pessoal, tenha curtido a foto pelo perfil do pontífice. Dois anos depois, o caso foi arquivado.
Na ocasião, a modelo brasileira, que produzia conteúdos adultos para assinantes, se manifestou sobre a curtida: “Pelo menos eu vou para o céu”, disse ela. Após a morte do pontífice, Natalia, que atualmente mora nos Estados Unidos, lamentou o ocorrido: “Papa Francisco, você é um Papa lendário. Descanse em paz”, escreveu em sua conta com mais de 2,5 milhões de seguidores.
Ao Page Not Found, Natalia comentou sua tristeza pela notícia da morte de Francisco. “Ele me ajudou a crescer no mundo inteiro. Ele ajudou bastante para que a minha carreira crescesse nas redes e eu me conectasse com outras partes do mundo”, declarou.
Leia também: Papa Francisco deixou herança? Saiba o que acontece com bens de líder da Igreja Católica