Paolla Oliveira fala sobre a decisão de não ser mãe e rebate a pressão e os rótulos impostos às mulheres para terem filhos; confira
Durante sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, nesta segunda-feira (5), a atriz Paolla Oliveira abriu o coração ao falar sobre um tema ainda cercado de tabus: a decisão de não ser mãe. Ela contou como lidou com julgamentos, pressões sociais e a expectativa de que a maternidade seja um destino obrigatório para toda mulher.
Sem rodeios, Paolla revelou que, por muito tempo, teve vergonha de admitir sua dúvida ou falta de vontade de ter filhos. “O que eu posso te dizer é que eu não tenho mais vergonha. Eu tinha vergonha, eu inventava várias coisas e respostas. Você vai achando que o problema é você. Eu não tenho mais vergonha de dizer que eu realmente considero”, afirmou.
A atriz relatou que já foi abordada por mulheres nas ruas: "Mulheres me paravam na rua. Já fui julgada de ser insensível, amarga, menos mulher, menos familiar. Teve uma publicidade que estava ali quase para acontecer e falaram que era melhor não me escolher porque eu era 'menos família'. Como assim menos família, gente? Eu vivo para a minha família."
Durante o programa, Paolla também destacou a importância de respeitar as diferentes jornadas femininas. Para ela, ser mãe deve ser uma escolha, não uma imposição. “Acho maternidade uma coisa tão linda, grandiosa e especial, que tem que ser uma decisão de ter, de não ter, de escolher ter dúvidas, de ter depois, como eu, que congelei óvulos. Dei a possibilidade de escolha, que nem todas têm”, explicou.
A artista ainda chamou atenção para os dados que mostram um número crescente de mulheres optando por não ter filhos. “Acho uma dureza. A gente achar que a vida da mulher é menor, menos importante, por ela não ter um filho. A mulher está condicionada à reprodução ou não. Acho muito injusto e vi que os números são grandes: quase 40% optam por isso. É uma escolha genuína e quero que outras mulheres tenham a escolha que eu tenho”, concluiu.
Ver essa foto no Instagram
Paolla Oliveira, nome artístico de Caroline Paola Oliveira da Silva, é uma atriz brasileira nascida em 14 de abril de 1982, em São Paulo. Iniciou sua carreira como assistente de palco no SBT e ganhou notoriedade ao atuar em novelas da TV Globo, como Belíssima (2005), O Profeta (2006) e A Força do Querer (2017). Atualmente, Paolla Oliveira está atuando no remake da novela Vale Tudo, da TV Globo, interpretando a personagem Heleninha Roitman.
Leia também: Paolla Oliveira afirma quem deveria assumir seu posto de Rainha de Bateria: 'Merecem'