Contigo!
Busca
Facebook Contigo!Twitter Contigo!Instagram Contigo!Youtube Contigo!Tiktok Contigo!Spotify Contigo!
Cinema / POLÊMICA

Emilia Pérez foi premiada utilizando IA? Entenda a nova polêmica do filme

Após o SAG Awards, uma polêmica nasceu: mesmo com a greve e polêmicas, o sindicato dos atores premiou 'Emilia Pérez', que utiliza IA em sua produção

SAG-AFTRA premiou a IA com Emilia Pérez, após combatê-la em 2024? Entenda! - Reprodução/Divulgação
SAG-AFTRA premiou a IA com Emilia Pérez, após combatê-la em 2024? Entenda! - Reprodução/Divulgação

No domingo (23), aconteceu o SAG Awards 2025 (premiação do sindicato dos atores norte-americano) e uma polêmica tomou conta para alguns usuários das redes sociais. O filme Emilia Pérez saiu premiado e levantou-se o questionamento: a premiação do sindicato dos atores premiou a inteligência artificial que tanto lutou para combater durante na última greve, em 2024?

Acontece que o filme de Jacques Audiard usou inteligência artificial para ajustar tonalidades das vozes de sua artista principal. A ferramente é utilizada em alguns casos, já que alguns não são cantores ou tampouco conseguem soltar a voz para um filme que é musical. A polêmica se instaurou, pois Wicked usou a gravação ao vivo em suas cenas de dança e canto. Embora a polêmica tenha se instaurado, o filme levou para a casa apenas o prêmio de Zoë Saldana como Atriz Coadjuvante, sem ser uma categoria musical. Ela, inclusive, se consolida como favorita ao Oscar deste domingo (3).

Ainda que controverso e extremamente polêmico - e problemático-, até onde foi dito, Emilia Pérez utilizou a ferramenta para mixar a voz de Karla Sofía Gascón com a cantora Camille, que escreveu a música da protagonista e não para substituir a atriz. O SAG (Sindicato de Atores dos Estados Unidos) fechou um acordo, em 2024, para os atores que se sentirem a vontade de vender a voz: as marcas interessadas devem pagar um valor mínimo e igual ao piso da instituição e devem obter o consentimento legal do artista envolvido na negociação.

A greve de 2024 começou por conta da IA como ferramenta de substituição de artistas, em geral, os figurantes, teriam suas imagens usadas em cenas comuns, além da reprodução de vozes, íris dos olhos e mais. Além disto, o movimento protestava contra a baixíssima remuneração de salários, recebimento de royalties. Quanto a IA, uma das exigências era não a usar para substituir artistas ou para criar roteiros com base em projetos anteriores.

OSZAR »