Em sua quinta reprise, o remake de A Viagem foi marcada por experiências com espíritos e tocou em temas tabus da emissora dos Marinho; saiba tudo
Publicado em 12/05/2025, às 13h43
A Viagem retorna na faixa da tarde da Rede Globo e sucede a ótima passagem de Tieta. Sua quinta passagem pela emissora - contando o VIVA e o canal aberto - traz o retorno de um tema tabu para as telinhas e reacende os bastidores da sua gravação: o elenco passou por alguns contatos sobrenaturais com espíritos, tanto para se emocionar, como para gelar a espinha.
Originalmente escrita por Ivani Ribeiro, em 1975, a novela foi exibida na extinta TV Tupi. Em 1994, a autora assinou o remake e levou para as telas da Globo. Sucesso estrondoso, a trama tocou em um assunto que se tornou tabu na Vênus Platinada: a espiritualidade. Antes, com muito mais frequência, não faltavam novelas - principalmente 'das 6' - que tinham como tópico principal o tópico. Exemplos disto, são "Além do Tempo" ;"Espelho da Vida" e "Escrito nas Estrelas". Atualmente, o tema não tem sido abordado. A coluna Gente, da Veja, revelou que alguns atores foram chamados para um especial para celebrar 30 anos da obra, porém, a reunião não teria ido para frente devido aos baixos cachês ofertados às estrelas.
Sucesso estrondoso, a novela teve bastidores agitados. Por exemplo, a intérprete de Diná, a atriz Cristiane Torloni revelou em entrevista ao Conversa com Bial que objetos caiam na sua casa se explicação e os acontecimentos pararam quando ela e o elenco se reuniram para uma roda de orações, como uma forma de pedir permissão para tocar no assunto. Cristiane também recebeu algumas cartas psicografas de fãs. Ela compartilhou para o jornalista: "Elas diziam: ‘Fica calma, esse trabalho precisa ser feito, está ajudando muitas pessoas".
Ao pegar o metrô, o intérprete do espírito obsessor Alexandre, o ator Guilherme Fontes revelou em entrevista que os fãs da novela se assustaram e não quiseram falar com ele. O motivo? Ele estava vestido de preto, igual ao personagem: "Peguei o metrô vestido de Alexandre, todo de preto. Ninguém quis falar comigo. Acho que realmente pensaram que eu era uma assombração".
Cristiane Torloni e Lucinha Linscompartilharam um momento bonito que viveram: durante a cremação do personagem de Guilherme Fontes, uma borboleta posou no caixão. Torloni, que havia perdido um filho na mesma época, se emocionou e entendeu como uma proteção. Lucinha contou: "Durante a cena, uma borboleta amarela surgiu no estúdio fechado e pousou no caixão. Paramos tudo. Ela voltava sempre para o mesmo lugar, como se fosse uma luz, uma proteção".
Andrea Beltrãofez Lisa no folhetim. Ela conheceu Maurício Frias, o diretor da trama. Os dois começaram um relacionamento e terminou em casamento. Os dois ainda tiveram três filhos: Francisco, José e Rosa. O casal continua junto até hoje.
A Viagem é um sucesso tremendo: escrita por Ivani Ribeiro, a trama acompanha a história de Alexandre, um jovem vingativo que, após a morte, começa a querer vingança contra os que ele responsabiliza por sua morte. Diná, sua irmã, fica apaixonada por Otávio (Antônio Fagundes), um dos personagens que o espírito obsessor busca vingança. A trama emociona com o tema do espiritismo e volta, após 20 anos, para a tela da Globo, no Vale a Penas Ver de Novo.
Leia também: 5 casais de famosos que se apaixonaram nos bastidores de grandes novelas
Ver essa foto no Instagram